Como os dinossauros foram extintos?

Por Lucas Dornelas

O filme “Jurassic Park: o parque dos dinossauros” (1993), dirigido por Steven Spielberg, nos mostra os diferentes dinossauros e o quanto eles são incríveis. Dentre os assuntos mais interessantes sobre eles (se não o mais), está sua extinção!

Os dinossauros, que viveram entre 208 e 144 milhões de anos atrás, eram répteis de pele escamosa e podiam ser herbívoros ou carnívoros. As suas principais espécies são o tiranossauro rex, o velociraptor, o diplodoco, o tricerátops, o pterodáctilo e o estegossauro. Esses animais foram extintos há 65 milhões de anos, no período Cretáceo, e seu desaparecimento ainda é um mistério. Para sua extinção há duas teorias aceitas:

A primeira teoria propõe que o desaparecimento dos dinossauros se deu pelo impacto de um grande asteroide. Segundo ela, a extinção não ocorreu pelo impacto em si, mas pelas diversas consequências que ele causou. Entre elas estão: os incêndios florestais, a grande poluição atmosférica e, principalmente, a nuvem de poeira e de cinzas que encobriu o planeta. Essa nuvem bloqueou a passagem de luz solar e deixou a Terra fria e escura, fazendo com que uma cadeia alimentar inteira morresse (primeiro as plantas, depois os dinossauros herbívoros, que se alimentavam delas e, em seguida, os carnívoros, que se alimentavam desses). A evidência dessa teoria é uma cratera encontrada no México, exatamente da data da extinção e que contém a presença de irídio, mineral comum em asteroides.

A segunda teoria propõe que o desaparecimento dos dinossauros se deu pela separação dos continentes e pelas mudanças de ecossistemas e de relevos, além do aumento de atividades vulcânicas. Isso fez com que nosso planeta se tornasse inabitável para esses répteis e fez com que eles fossem extintos. Interpretações dessa teoria dizem que a queda do asteroide só acelerou o processo de extinção. O que levou os cientistas a crer nessa teoria foram estudos paleontológicos.

Atualmente, o que existem desses animais são seus descendentes: as aves. Não temos nenhuma certeza sobre os dinossauros e sua extinção. O que terá feito eles sumirem? Como seria se eles ainda estivessem vivos? Temos certeza apenas de uma coisa: eles são fascinantes!

Lucas Dariolli Felix Dornelas é aluno do 7º ano do Colégio Tema. Escreveu um artigo de divulgação científica, cujo tema foi a extinção dos dinossauros. Junho/2021.