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Cursos Extracurriculares-2024

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 Teremos Quatro turmas:

-Turma I-  1º ; 2º e 3º Anos ( Fund I ) ;  Terça-Feira das 18h15 às 19h ; 

-Turma II-  4º e 5º Anos ( Fund I); Quarta-feira das 18h15 às 19h

-Turma III- 6º , 7º e 8º Anos ( Fund II) ; Quarta-feira das 15h às 16h00

-Turma IV- 9º e Ens Médio ; Quarta-feira das 16h30  às 17h30

 

Todos os Cursos terão :

-aulas expositivas presenciais 

-Videos aulas

-Materiais utilizados  nas aulas disponiveis na sala virtual

-Livros , em pdf, disponiveis na sala virtual

Início: 04/03 ; término: 17/05

Formulário para inscrição: Clique aqui!

Professor : Edson R Cau

Preço: Gratúito

Clube de Matemática

 

Clube de Matemática do Colégio Tema em Amparo busca criar um ambiente de pensamento matemático para alunos, professores, profissionais de outras áreas e público em geral com interesse na disciplina, visando uma organização de práticas pedagógicas de matemática.  Pretendemos criar um espaço onde todos se sintam acolhidos e possam desenvolver suas habilidades matemáticas de maneira mais lúdica e prazerosa, através de atividades como: aulas particulares, plantões de dúvidas, orientações de estudo, conversas, jogos e afins.

O Clube funcionará todas as segundas-feiras à tarde, a partir das 14:00.

Coordenador : Professor Marcelo Barreto

Preço: Para os Alunos do Colégio Tema será Gratúito

 

O curso de Formação em Empreendedorismo e Inovação visa desenvolver nos alunos e profissionais interessados competências nas áreas de gestão, empreendedorismo e sustentabilidade, pautados na inovação, no sentido de preparar os alunos à implementar seus negócios/projetos.

Ementa:

  1. Empresas DNVB
  2. Transversalidade e interdisciplinaridade em projetos
  3. Gerenciamento de projetos
  4. Gestão da qualidade
  5. Marketing
  6. Empreendedorismo
  7. Planejamento estratégico
  8. Gestão da mudança

O curso se dará todas as segundas-feiras à tarde, a partir das 15:00. Terá uma duração de um semestre.

Professor e Coordenador: Marcelo Barreto

Basketball

– O basquete – fisicamente – é um esporte bastante completo, que exige grande capacidade de explosão física e também de força muscular. Além disso, pela velocidade do jogo e grande variedade de movimentos exigidos, o basquete desenvolve a coordenação motora, a concentração, a precisão e o domínio do espaço.

– No âmbito psicológico, possibilita a integração social e o espírito de equipe, aumentando a auto-estima e a competitividade saudável.

Nos dias atuais o futsal é o esporte mais praticado nas escolas por ter as características do futebol de campo, e podendo ser praticado por qualquer idade nas escolas. A prática do futsal no Brasil tem início no final da década de 30, as normas e regulamentos do futebol de salão escritos por (ESTIGARRIBIA, 2005).

Futebol de salão

O futsal busca desenvolver através de uma formação adequada as capacidades técnicas e táticas, onde o aluno de futsal desenvolverá suas capacidades cognitivas de percepção, antecipação e tomada de decisões. A aprendizagem psícomotora é à base do processo da formação. Através de movimentos básicos como correr, saltar e rolar vai desenvolver-se de modo que aprenda a fazer os gestos técnicos. O equilíbrio, ritmo, coordenação e noções de espaço e tempo são primordiais para o aprendizado técnico individual do futsal (ETCHEPARE et al., 2004).

Contato : coordenacao@temacolegio.com.br

Judô

As aulas de judô são ministradas pela Professora Carolina Nora , todas as quartas e sextas-feiras.

Através do judô a criança pode experimentar movimentos novos e diferentes; pode melhorar a coordenação motora; consegue ter um domínio corporal melhor para executar os movimentos e consegue ampliar o seu “acervo” motor com essas experiências.

Por que escolher o Judô?

A UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) fez uma declaração muito importante: o Judô é o esporte mais indicado no processo de formação de crianças a partir dos 4 anos.

O Judô é uma prática pacífica

O Judô é uma arte marcial de origem japonesa que, traduzido, quer dizer ‘caminho suave’. Portanto, não é uma prática violenta nem prejudicial. Pelo contrário, prioriza a atividade em grupo, a disciplina, o respeito, a educação, a empatia e a resiliência. Em outras palavras, por meio do Judô, há fortes chances de adquirir e praticar a compaixão, algo que tanto buscamos em sociedade.

O Judô trabalha a inteligência

O criador, Jigoro Kano, desenvolveu a prática para que ela fosse mais do que disciplinada, educativa e respeitosa: procurava um esporte com lógica e que pudesse ser usado também como um meio de melhorar o próprio corpo.

Crianças que praticam o Judô aprendem melhor

Um trabalho realizado pela professora Adrieli Regina Benedicto, licenciada em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Barra Bonita (SP), tinha o objetivo de comparar duas escolas: uma que oferecia a prática do Judô e outra que não. A intenção era analisar as possíveis diferenças, por meio de questionários, no comportamento dos alunos.

Os resultados da pesquisa demonstraram que crianças ‘ociosas’, que não praticam nenhum tipo de esporte, no caso o Judô, são mais agitadas e ansiosas em sala de aula, pois não têm um bom poder de concentração, não conseguindo aguardar sua vez em qualquer atividade.

Ainda, mostraram também que o Judô proporcionou, de forma visível às crianças, mais calma, disciplina e maior respeito às regras a elas impostas. Nesse caso, são crianças que trabalham corpo e mente, portadoras de um desempenho melhor do que as demais.

Assim, em um período no qual as crianças estão descobrindo o mundo, seu corpo e suas capacidades, torna-se clara a importância de mantê-las ativas, desenvolvendo atividades que estimulem seu lado psicomotor, como o condicionamento físico, o espírito de luta e uma atitude moral autêntica, como elencou o trabalho da professora citada acima.

Contato : coordenacao@temacolegio.com.br

Aulas de Violão em Santos | São Vicente | Blackbird Escola de Música & Arte

Desde sempre sabe-se que a música tem muitas qualidades para as crianças. Por isso, estudar guitarra ou violão pode reforçar ainda mais esses benefícios.

Um bebê de algumas semanas ou meses já consegue reconhecer o som da música favorita de seus pais, pelo fato de eles terem escutado com frequência durante a gravidez.

Essas sonoridades o tranquilizam e despertam funções cerebrais e motoras.

Quando a criança cresce, a música se torna um aliado poderoso na formação de seu universo musical. Mas ela vai além disso.

Assim que a criança alcançar a idade mínima para aprender guitarra ou violão, ela pode começar seus estudos de guitarra.

Ao tocar violão e guitarra, com aulas frequentes, a criança aprende a socializar, a expressar seus sentimentos e a enriquecer seu universo.

Assim, quando ele for mais velho, vai ter mais facilidade para integrar uma banda ou até tocar sozinho diante de público.

Ao estudar, ele adquire noções básicas e técnicas para, quem sabe, também se tornar professor, e assim transmitir sua paixão pela guitarra ou pelo violão às próximas gerações.

Contato : coordenacao@temacolegio.com.br