Proposta Pedagógica

O Tema Colégio tem como objetivo desenvolver equilibradamente processos educacionais de informação e formação e habilitar o educando a atuar na sociedade com senso crítico, iniciativa, criatividade, independência e responsabilidade social.

Com a intenção de facilitar a aquisição de conhecimentos, de exercitar a pesquisa, a habilidade de discriminar informações e, assim, fazer com que o aluno gradativamente conquiste sua autonomia intelectual, o Colégio utiliza variadas estratégias. Discussão contínua sobre a eficácia dos processos pedagógicos adotados, participação de profissionais especializados em diferentes áreas da Educação, emprego de modernos recursos tecnológicos capacitam o nosso aluno não só para uma vivência escolar atuante  e produtiva, mas também ampliam o seu universo de conhecimento e influenciam significativamente na constituição de um cidadão sintonizado com a sociedade atual.

Nossos Valores

Acreditando que a Educação desempenha um papel essencial para o desenvolvimento humano, o Tema Colégio tem como missão:
  • Ser referência em Educação;
  • Estimular o pensamento próprio de cada aluno e cada profissional envolvido no processo educacional;
  • Propiciar condições para que cada estudante e cada profissional do Grupo realize seus sonhos ou  ideais, a fim de contribuir para a criação de um mundo melhor, mais democrático e mais justo;
  • A escola deve manter visão ampla e afastar princípios absolutos que prejudiquem a disseminação do conhecimento e possam promover discriminação ou preconceitos;
  • A gestão deve buscar eficiência e ser voltada ao aluno – tendo sempre como princípio que a instituição existe para promover o conhecimento e os valores entre seus alunos e colaboradores;
  • Conquistas e superações devem vir por mérito, fruto do esforço e dedicação;
  • Transparência e equilíbrio nas regras;
  • Cumprir compromissos assumidos;
  • Respeito, solidariedade e cooperação – valores essenciais na relação entre todos os participantes da vida escolar.

Diferenciais pedagógicos relacionados diretamente aos alunos
Utilização de modernos recursos tecnológicos em todas as áreas da vida escolar, inclusive nas aulas;
  • Promoção de atividades culturais para a comunidade escolar;
  • Aprimorar e consolidar a habilidade de lidar com a diversidade de linguagens;
  • Aplicar a lógica e o raciocínio na busca de soluções para situações-problema;
  • Desenvolver o respeito pelo outro e pelo meio ambiente;
  • Adquirir independência e autonomia de pensamento e ação;
  • Alunos são consultados sobre diversos aspectos da vida escolar;
  • Valorização dos recursos fundamentais de avaliação;
  • Desenvolver o pensamento crítico, a curiosidade científica, a preocupação com o meio social e ambiental em que vive, são conceitos que formam o esteio deste segmento da educação básica, que se propõe, ao seu final, ter formado a base da constituição de um cidadão consciente capaz de superar os desafios dos mais concorridos vestibulares e freqüentar com competência a graduação nas melhores instituições de ensino superior.
  • Coordenação específica responsável por orientações e inscrições nas principais instituições  de ensino superior;
  • Apostilas diferenciadas e aulas de revisão para os alunos das 3.as séries Ensino Médio;
  • Simulados visando os principais vestibulares e o ENEM.

Diferenciais pedagógicos relacionados diretamente aos Professores
Professores com ótima formação, modernos e aptos ao uso das novas tecnologia vinculadas a educação;
Capacitação dos professores em cursos, congressos e viagens culturais.

Rating: 5.0/5 (2 votes cast)
Rating: +2 (from 4 votes)
Proposta Pedagógica, 5.0 out of 5 based on 2 ratings