Sistema Didático

O Colégio Tema utiliza o Sistema Uno Internacional, que tem um material didático completo, atualizado e moderno. Com linguagem atraente e de fácil compreensão é um dos projetos pedagógicos mais inovadores da América Latina, compreendendo uma rede de mais de 400 escolas e 120 mil alunos.


O material do aluno impresso e a plataforma digital UNOi têm a função de aprimorar e expandir o ensino em nosso Colégio, fazendo o aprendizado muito mais dinâmico e funcional.

Diferenciais do Tema

Além das ferramentas normais – que todas as escolas utilizam como materiais didáticos, obras literárias, jogos pedagógicos, avaliações, trabalhos, entre outras – contamos com algumas ferramentas especiais para auxiliar na forma de apresentar todo o conteúdo do Fundamental I , Fundamental II e Ensino Médio.

O Tema está entre os colégios mais modernos do estado, utilizando-se de  salas multimídia conectadas à internet, iPads para uso em sala, espaço Cultura Maker e, em 2020, passará a contar com Estúdio Transmídia e sala de apoio educacional. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (Plataforma UNOi Educacional) e a ferramenta de gestão e comunicação escola/família IScholar, complementam a formação do aluno e integram a família no processo escolar.

FORMAR COMPETÊNCIAS PARA O PRESENTE E PARA O FUTURO

Trabalhados integrados ao currículo

A escola desenvolve Educação Bilíngue desde o primeiro ano do Ensino Fundamental, TRAJETOi (metodologias ativas interdisciplinares), TURING (A lógica da programação, explorando e produzindo conhecimentos relacionados ao mundo digital, robótica, arte e design), Cultura Maker (atividades integradas ao currículo das disciplinas exploram lógica do pensamento e atitudes de planejar, modelar, fazer, testar, acertar ou errar, corrigir os erros, construir conhecimento colocando a “mão da massa”); Projetos Atitudinais (África e suas culturas; Viver Pindorama; Eu tenho atitude autossustentável); Projeto UNOi Aprender a Pensar, Aprender a Ser e Conviver (trabalha a inteligência emocional, valores, normas e atitudes).

LANÇAMENTO 2020 – PROJETOi Transmídias, estúdio para produção de mídias integradas ao conceito de sala de aula invertida e realidade aumentada, trabalho por projetos, pesquisa e uso das ferramentas digitais de comunicação e produção de conhecimento.

Corpo Docente e número de alunos por turma

Fundamental I:

Professoras com Licenciatura em Pedagogia e Professores Licenciados nas áreas de Arte, Educação Física, Matemática e Ciências, Inglês, História e Geografia. E, também com especialização e mestrado.

  • Primeiro e segundo anos:  turmas com até 20 alunos;
  • Terceiro, quarto e quinto-ano:  turmas com até 25 alunos.

Fundamental II:

Professores com Licenciatura, e também com Especialização, Mestrado e Doutorado.

  • Sexto ao oitavo ano: turmas com até 30 alunos
  • Nono ano (Pré-Médio): turmas com até 32 alunos 

Ensino Médio:

Professores com Licenciatura, e também com Especialização, Mestrado e Doutorado.

  • Primeiro ao Terceiro ano do Ensino Médio: turmas com até 35 alunos.

PROGRAMA AVALIA

A avaliação da atividade educativa é reconhecida hoje como uma ferramenta indispensável para melhorar a qualidade de ensino, aumentar a credibilidade das escolas, reforçar sua capacidade de iniciativa e torná-las mais atrativas para alunos e familiares.

Nesse contexto, a AVALIA dedica-se à avaliação padronizada em larga escala com enfoque diferenciado, utilizando modernas técnicas estatísticas para medir a proficiência dos alunos, como a Teoria de Resposta ao Item (TRI) e análises multivariadas a partir de modelos de regressão hierárquica além, é claro, do uso rotineiro da Teoria Clássica dos Testes (TCT), entre outras metodologias para análises de dados educacionais. Isso permite relacionar o aprendizado dos alunos com estruturas sociais e escolares vinculadas à sua aprendizagem, viabilizando a proposição de melhorias da escola que possibilitem desempenho satisfatório dos estudantes.

O Programa permite uma avaliação institucional dos gestores, professores e alunos.
Dentro deste programa, os alunos do 5º, 9º e 3º ano são avaliados dentro de suas habilidades em leitura e matemática.

Programa ETS Toefl

Certificado da Toefl Primary e Junior do 5 o ao 9 o ano. É o exame de língua inglesa mais respeitados em todo o mundo, reconhecido por mais de 9.000 centros de estudos, universidades e organizações em mais de 130 países, incluindo a Austrália, o Canadá, o Reino Unido e os Estados Unidos.

Projeto de Orientação Profissional – Colégio TEMA

A orientação profissional é um método de intervenção onde o indivíduo passa por um processo de autodescoberta e identificação de seus interesses e habilidades, facilitando o momento da escolha e elaboração de seu projeto de carreira, para o alcance de sua realização pessoal e profissional.

Utilizamos o pressuposto de que uma orientação profissional deve contemplar:

1.Busca do autoconhecimento, o significado das escolhas na vida do indivíduo e os determinantes dessas escolhas;

2.Conhecimento das profissões, mundo do trabalho e as formas de se capacitar para exercer a profissão;

3.Processo de tomada de decisão a partir da síntese dos diferentes elementos levantados ao longo dos encontros.

Morrinho

Ensaio de bateria que mistura instrumentos de percussão, latas, tambores plásticos etc. Esses ensaios acontecem em quintas-feiras. Qualquer pessoa pode fazer parte de Morrinho, não é necessário saber tocar os instrumentos antecipadamente.

Salas de aula conectadas à internet

Salas de aula digitais

Todas as salas receberam Apple TV e Airport, IPads, projetor e computador. Com isso os professores e alunos podem usufruir as mais de mil sequências didáticas digitais, recheadas com objetivos instrucionais de variados tipos: mapas interativos, animações, vídeos e áudios, além dos aplicativos para cada segmento de ensino, com a parceria do Discovery Education e Animal Planet


Conheça mais sobre o material

Você também pode visitar o blog do Sistema Uno por aqui, que conta com diversas matérias sobre educação, aprendizado etc..

Confira aqui uma reportagem da UOL a respeito do sistema Uno e sua inovação!