Curso de Xadrez: O xadrez é um jogo de estímulos e respostas para problemas, desenvolvendo assim a capacidade cognitiva do jogador.

xadrez na escola

O  xadrez é uma grande ferramenta no aprendizado e não poderia ficar alheio à observação do Grande Mestre Internacional GARRY KASPAROV que em uma entrevista cedida à revista Veja comenta que “o xadrez ajuda a melhorar a atenção, a disciplina, o pensamento lógico e a imaginação. Não é por acaso que, nas 13.000 escolas americanas onde se ensina xadrez, as crianças têm melhores desempenhos em disciplinas como, matemática e redação. Elas também demonstram ter um senso de responsabilidade mais aguçado”. Na sequência, quando foi questionado sobre a relação entre xadrez e senso de responsabilidade, o ex-campeão mundial, respondeu: “está na moda dizer que tudo que acontece de ruim é responsabilidade de todo mundo. O jogo coloca as coisas no seu devido lugar: é você quem responde pelo movimento de suas peças, e mais ninguém. Como na vida, você é o único responsável pelos próprios atos.”

O xadrez, esporte que lida com o desenvolvimento do pensamento lógico, a capacidade de cálculo, criatividade e o conceito de abstração entre outras coisas, quando ensinados metodicamente, ajudam no desenvolvimento do jovem educando, elevando e moldando seus valores em princípios tão importantes como éticos, auto-estima, concentração, análise e planejamento, entre outros, todos os ingredientes essenciais deste nobre jogo. Em diversos países do mundo (Rússia, França, Inglaterra, Argentina, Cuba, Espanha, México, Brasil e Venezuela, entre outros), Foram iniciados projetos de xadrez nas escolas com base em pesquisas educacionais e sociológicas que atribuem ao jogo de xadrez uma série de importantes benefícios, vantagens ou virtudes que recomendam sua ampla difusão nos diferentes meios escolares.

 

Podemos demonstrar que o xadrez:

 

  • É cultura: Uma atividade lúdica de origem milenar que se tem distribuído por todos os países do mundo e que encerra um corpo de conhecimento e experiências que constituem patrimônio cultural da humanidade.

 

  • Tem uma base matemática: A matemática é instrumento e linguagem da ciência, da técnica e do pensamento.

 

  • Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: Atenção, memória, capacidades fundamentais no desenvolvimento futuro do individuo.

 

  • Estimula a auto-estima, a competição saudável e o trabalho em equipe.

 

  • Pode ser utilizado como elemento estruturador do tempo livre do individuo.

 

  • Proporciona prazer em seu estudo e prática, devido as suas múltiplas virtudes, contribui para a formação de melhores cidadãos.

 

  • Pode ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais.

 

  • Desenvolve no estudante uma atitude favorável em relação ao xadrez que permita apreciá-lo como elemento gerador de cultura.

 

  • Desenvolve no estudante sua capacidade de atenção, memória raciocínio lógica inteligência e imaginação.

 

  • Garanti ao aluno a aquisição de conhecimento, habilidade e destrezas básicas necessárias para incorporação em sua vida ativa.

 

  • Permiti ao aluno estabelecer vínculos entre os conhecimentos e experiências enxadrísticas e a vida cotidiana individual e social.

 

  • Favorece a assimilação das características do xadrez que contribuam com o harmonioso desenvolvimento intelectual, moral e ético da personalidade e que propiciem sua autonomia cognitiva e sua capacidade de raciocínio.

 

  • Enfatiza a resolução de problemas, o aprendizado orientado à resolução de problemas propiciará ao aluno a oportunidade de analisar, avaliar e propor alternativas de solução às situações da vida diária.

 

  • Contribui para a elevação da auto-estima.

 

  • Favorece o desenvolvimento da linguagem enxadrística e sua habilidade de argumentação.

 

  • Resgata, para seu pedagógico, o aspecto lúdico desta disciplina.

Nicole Pi Chillida

 

No Colégio Tema as aulas de xadrez acontecem toda Segunda-feira , às 16h .  Venha participar ! .

VN:F [1.9.7_1111]
Avalie este artigo.
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.7_1111]
Rating: 0 (from 0 votes)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *